quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

http://www.blogdicas.com.br/fotos/2009/10/a-gravidez-na-adolescencia.jpg
Gravidez na adolescência- de quem é a culpa?


No dia 26 de setembro vários países da Europa, Ásia e América latina participaram de um evento que é muito importante do ponto de vista da saúde , dia mundial da prevenção da gravidez na adolescência. Um problema que está cada vez mais crescendo. Em primeiro lugar por que a adolescência está cada vez mais pesando na população . É uma faixa etária que está em expansão.


Segundo dados do IBGE, no Brasil essa faixa etária que vai de 10 à 19 anos corresponde mais ou menos a 21 % da população em geral, ou seja é muita gente. E o problema da gravidez na adolescência é sério e já está crescendo inclusive em países desenvolvidos como os Estados Unidos. A America Latina registra anualmente 54 neonasciomentos entre mães menores de 15 anos e 2 milhões nascimentos entre mais de com idade entre 15 e 19 anos.


No Brasil se calcula que a gravidez na adolescência represente 14% à 22 % das gravidez em geral. Agora, qual o problema? É que em primeiro lugar a gravidez precoce envolve riscos maiores de saúde com maior freqüência de anemia, hipertensão arterial, prematuridade do bebê, infecção urinária o parto pode ser complicado, dificuldade para amamentar. Dados da (ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância - ano 6, nº 277, setembro de 2002).
Mas além desses problemas de saúde, biológicos, a gravidez tumultua a vida da adolescente. Apenas metade delas consegue completar o segundo grau enquanto que, entre as adolescentes que não engravidam, ficam entre 95%. No Brasil apenas 30 % voltam a concluir o estudos.
Agora se trata, portanto de evitar essa situação, de prevenir esses problemas, mas isso exige muita sabedoria, muito tato, muito conhecimento da natureza humana, porque não é por perversidade que o jovem chega a gravidez é por varias razões. Claro que em primeiro lugar nós temos a ação entre o rapaz e a moça
Mas tem vários fatores que favorecem, muitas dessas moças tem baixo auto-estima, dificuldade na escola, a comunicação é escassa, geralmente o pai não está presente, deixou a casa a muito tempo ou quando está presente, é violento ou até abusa sexualmente a filha e o exemplo também de amigas que engravidou na adolescência
Também foi constatado que os pais das adolescentes que não engravidam, tem um maior nível de educação que mostra a importância que quando mais informados eles tem menor chance de que as filhas adolescentes fiquem grávidas.


Outra coisa importante é que soldagens entre esses jovens mostram que 60% deles tem uma tremenda dificuldade de falar com o parceiro sobre contracepção e o resultado é que metade desse jovem praticam relações sexuais com um novo parceiro sem o uso do anticonceptivo.


Acredito ser de salutar importância um olhar especial do governo, de organizações voltadas para a saúde e o bem estar das pessoas. Exige também uma atenção muito grande por parte da escola e, sobretudo dos pais. É um problema de saúde, social, emocional e já passou da hora do enfrentamento desse problema.

Um comentário:

  1. Que Bacana! Você trouxe um tema que é de conhecimento de todos,mas apresentou dados muito interessantes a respeito.Eu também acredito que o governo e as organizações de saúde deveriam fazer mais campanhas de esclarecimentos sobre o assunto, mas acho que esse tema deveria ser discutido mais claramente nas escolas e principalmente em casa - onde muitos pais tratam o assunto como verdadeiro tabu.

    ResponderExcluir