domingo, 29 de agosto de 2010

Mostras que nascem da terra

O palco da Faculdade 2 de Julho, em um de seus auditórios, prestigiou o IIIº POLICOM- Congresso de Comunicação Social e Políticas Culturais, cujo o tema foi Novos Olhares sobre a America Latina, nos dias 25,26 e 27. Com o intuito de refletir a estética, a produção e recepção cinematográficas da América Latina, os estudantes, pesquisadores, cineastas e convidados entraram em debate.

Para mim, o questionamento da cineasta Natália Rueda, “estamos assistindo e ouvindo nossas musicas?” foi de fundamental importância pois despertou o desejo de  pesquisar mais mostras que nascem da nossa terra. Aprendemos a valorizar a cultura, indumentárias, estilo, enfim comercializar o que vem dos colonizadores dos chamados  “primeiro mundo”. E nossas riquezas, o que fazemos com elas?

Agora!!! Também acho que o valor cobrado pela inscrição, vinte reais, afastou um pouco os estudantes. Ouvi comentários de pessoas que queriam muito participar, mas não tinha essa grana disponível. Assim, acho que a Faculdade poderia fazer projetos para custear eventos primordiais como esse, nos poupando dessa grana.