quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TÁ FALTANDO MULHER!!!!!!

A participação política das mulhere ainda é pouco expressiva, já que os movimentos feministas e de mulheres enfatizaram mais problemáticas relacionadas à saúde, educação, participação no mercado de trabalho e as dimensões das violências sofridas pelas mulheres

A cota de 30% disponibilizada pelos partidos políticos às mulheres candidatas a cargos públicos, ainda é a principal preocupação da seleta classe feminina, que conseguiu se eleger ou reeleger  no pleito eleitoral do ano passado. Apesar de avanços, as mulheres reclamam das diferenças existentes em relação aos candidatos homens e, até mesmo, entre o próprio sexo feminino.
Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), de cada cinco assentos nos parlamentos do mundo, apenas um pertence a uma mulher. O ideal é que se atinja o equilíbrio: que não menos de 40% e não mais do que 60% das vagas pertençam a um mesmo sexo. Em alguns lugares isso já acontece, como em países nórdicos e europeus. Na Suécia e Noruega, por exemplo, as mulheres participam com 40% das cadeiras do Legislativo e 50% dos executivos. Ou seja, metade dos ministros é do sexo feminino.

No Brasil, é bem diferente. Dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados, 45 são mulheres (8,77%). Nenhuma delas, mesmo em mandatos anteriores, jamais ocupou cargo titular na Mesa Diretora. No Senado, não é muito diferente. Temos 81 senadores e apenas 11 mulheres (13,58%). No entanto, conseguimos avanços. Na mesa diretora atual, dos 11 cargos disponíveis, o segmento feminino ocupa dois deles. Mas ainda é pouco.

Temos avanços na legislação. A mulher chega a um patamar bastante diferenciado do passado, e não podemos baixar a guarda diante do machismo, que representa um entrave para o desenvolvimento da humanidade. Hoje, agressão à mulher e assédio sexual são crimes graças aos movimentos em defesa da emancipação e direitos da mulher em todo o Brasil, a afirmação é da deputada federal Alice Portugal, que já está no seu 2º mandato. É preciso sensibilizar a população, por isso a bancada feminina da Câmara fará uma chamada nacional da mulher na política, em maio, para mobilizar as candidatas. Os partidos preencherão 30% de suas cotas com mulheres. Também queremos garantir pelo menos uma mulher efetiva na Mesa Diretora da Câmara e do Senado. Sugere Alice.

Aqui em Salvador dos 42 vereadores, só 6 são mulheres. Há tempos, nós, mulheres, lutamos por isso, por uma posição na política brasileira. Este ano, as eleições estão aí. A mulher na política tem sido o tema principal, já que teremos, pela primeira vez, várias candidatas potenciais do sexo feminino concorrendo à vaga de presidente da República. É a chance de fazermos a diferença. É uma conquista! As mulheres estão chegando, desabafa a vereadora Aladilce Souza, que também é a representante das mulheres na Câmara.

Um comentário:

  1. Adorei encontrar este cantinho para bloguear. Política: mais um tipo de assunto que não pode faltar em meu boteco. Também não pode faltar pessoas maravilhosas como você. Estou com saudades. Beijos.

    ResponderExcluir