quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os gases de celulares modernos

Você já se imaginou sem o aparelho celular? Se a resposta for não, relaxe! pois estará enquadrado nos 100 mil brasileiros que hoje possuem o aparelho e detém uma dependência considerada pelos especialistas modernos. A alegação é que o ser humano a muito tempo possui uma necessidade em se comunicar. Senta que lá vai história:

Após muitas experiências para suprir esse desejo, em 1876, Alexander Graham Bell, cria o telefone, e 3 anos depois D. Pedro II trás o telefone para o Brasil, mas especificamente para a cidade do Rio de Janeiro, que foi instalado no Palácio do São Cristóvão hoje, museu nacional.

Esse moderno meio de comunicação vem nos tornando dependente e escravo do “quero mais, e melhor”. Estou falando da tecnologia avançada. Sei, sei você já deve estar se justificando..”não!! eu não estou preocupado com a moda, em estar bem apresentado perante os meus colegas de trabalho, faculdades e até do paquerinha”. só uso celular porque é um mal necessário. Ora!! A vaidade ainda é um dos fatores que nos causa a diferença crescente. Eu conheço pessoas que se apertam, não soltam gases( ver no video indicado abaixo), mas compram sempre o celular mais moderno. Conheço também uma pessoa que até hoje insiste em usar aquele famoso “tijolão”. Ele argumenta que o mesmo já caiu , inclusive no vaso sanitário por diversas vezes e que nem as fedentinas fezes fizeram ele se calar.

E por falar em “modernos”, minha amiga Mara, carioca, sempre que vem me visitar comenta que, em São Paulo e Rio, a moda chega primeiro, e que quando mais ninguém quer, ela me ver usando e tirando a maior onda aqui em Salvador. Pensei!! “será por isso que os primeiros telefone públicos- orelhões- foram instalados nas ruas da cidade- Rio e São Paulo em 1972?

Voltando a história do surgimento do celular, essa necessidade que as pessoas tinham em se comunicar não se limitou. E a primeira chamada de um celular aconteceu em Nova York 1973. A moda dos celulares foi se tornando mais acessível para as pessoas. Primeiro era usado somente para receber e fazer ligações. E assim caminha a evolução, com a criação de novos aparelhos com envio de mensagens, radio, fotos, mp3, jogos, internet, vídeo, Bluetooth, alarmes, TV, enfim o celular perde sua principal essência para tomar novos rumos. Esses novos recurso, me parece que não são utilizados por todos. É mais pra tirar onda e estar na moda.

Assim, a telefonia móvel mudou a forma de se relacionar e transforma atos de quem não vivia as maravilhas do mundo moderno. O que no começo era artigo de luxo fica cada vez mais popular , Os celulares já evoluíram muito desde que começaram a ser vendidos no Brasil a pouco mais de quinze anos. Aparelho que parece mais um computador de mão, o que pode ser uma benção ou uma maldição com milhões de recursos. Uma febre entre os nortes americanos que contaminou nosso Brasil. O mercado está em ritmo frenético. Estar em dias com o 3G , Apple iPhone 3Gs, 16GB GSM, me faz lembrar um vídeo engraçadíssimo que assisti no youtube sobre essa tla de evolução dos celulares:
3 amigos num restaurante. O primeiro atende o celular que toca no seu dedo, terminando a ligação ele diz: O chip foi implantado no meu dedo. O segundo para não ficar atrás atendeu o celular com o chip implantado no nariz, aí o terceiro soltou gases, e pelo visto bem fedorento, olhou para os dois com ar de desdém e disse: ESTOU RECEBENDO UM FAX!

Agora, vocês que acham que esse final só podia vim de Nethe mesmo, vejam esse vídeo Youtube (“para dar risadas-celulares modernos”)

3 comentários:

  1. Celular... Ah praga que empreguinou os tempos modernos. Nas salas de aula, uma eterna confusão entre professores "ultrapassados" e alunos "ultra modernos". Sei que na verdade o efeito colateral do uso do celular de maneira indiscriminada incomoda muito. Proponho um teste e acredito que todos sairão ilesos no final. Tire um dia inteiro para sair e se divertir e deixe o celular em casa, e depois observe o prazer vivido durante os momentos não interrompídos por uma ligação, vá ao cinema, observe os demais e reflita sobre o bom uso da tecnologia, e o modismo, o ioncentivo ao consumismo, que só enriquecem os já ricos, além de causar uma grande montanha de lixo não absorvido pelo nosso planeta.
    Pensem, reflitam, pois tudo é bom, o excesso é que é uma droga!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Manoel mas não me imagino um dia inteiro longe do meu aparelho. Com filho morando distante nunca sabemos quando será preciso comunicar-se. Tudo bem que na nossa época não tinha dessas coisas, mas também creio que agora é um mau necessário.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que hoje o celular é necessário, quando estou com minha mãe, filha ou namorado, fico sossegada sem precisar ficar com ele em mãos, mas se estou longe deles preciso sim ficar atenta, existem emergencias onde o celular ajuda sim. Agora eu sempre faço experiencias de ficar sem ele, cinema, teatro, shows, restaurante, não precisamos viver ligados o tempo inteiro. Vamos apenas aceitar a tecnologia e relaxar.

    ResponderExcluir